ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL


Os princípios que orientam a atuação dos membros do colegiado escolar são: PARTICIPAÇÃO, AUTONOMIA, PARCERIA  e DEMOCRACIA. 

Eles estão representados, a seguir, respectivamente, pelas expressões: 


Mobilização; Acesso às informações; Coordenação; Autoconhecimento.


Modificação; Compartilhamento de Direitos;  Organização; Auxílio.


Ação dialógica; Auto-gestão; Cooperação; Compartilhamento do poder.


Dependência; Corresponsabilidade; Interação; Transformação.


Autoconhecimento; Cooperação; Reconhecimento de Direitos; Interação.

"O caminho para se construir essa autonomia não é tranquilo, plano e reto, ao trilhá-lo a escola se depara com os conflitos, decorrentes dos diversos posicionamentos e interesses dos diferentes grupos que a compõem. Essa é a fórmula da democracia, não há como se fazer diferente, é a diversidade de opiniões e diálogo que, juntos, sustentarão a autonomia da escola e garantirão voz e direitos a todos os que nela atuam ou dela dependem" (DANTAS, 2012, p. 211).

A autonomia conferida à escola por determinação legal será possível por meio:

I-  da atuação do diretor como administrador de relações estabelecidas verticalmente.

II- da participação cotidiana dos vários atores envolvidos no processo educativo.

III- de práticas coletivas, quando todos assumem compromisso com a educação.

IV- da participação de todos na elaboração do Projeto Político Pedagógico.

V- da atuação de todos os segmentos da escola nos Conselhos Escolares.

A opção correta é:


I, II, III, IV, V


I, III, IV, V


I, II, III, IV


II, III, IV, V


I, II, III, V

Muitos são os desafios para a construção de uma comunidade democrática de aprendizagem. Por isso é importante distinguir as práticas de gestão que imperaram por anos, sendo entraves para o exercício de uma nova cultura dentro das organizações que desejam ser democráticas. 

Pensando nisso, analise as práticas listadas abaixo e identifique aquelas que fazem parte de uma Gestão Democrática e Participativa:

I- o trabalho é individualizado, porque as decisões não são compartilhadas

II- envolvimento da equipe no cumprimento das metas e objetivos comuns

III- ausência de espaços para reflexão e análise das dificuldades que a escola enfrenta

IV- tomadas de decisão em conjunto na busca de soluções para os problemas

V- verticalidade na organização escolar

VI- as mudanças são encaradas como responsabilidade de todos

VII- os conflitos são vistos como possibilidades de amadurecimento

A opção correta é:

 


II, III, IV, V, VI


I, II, IV, VI, VII


I, II, III, V, VII


II, IV, VI, VII


III, IV, V, VI, VII

Na década de 90, alguns países considerados em processo de ajuste econômico para enfrentar a instabilidade da moeda, o déficit público e a dívida externa, se viram na pauta de reuniões organizadas por instituições internacionais como ONU, FMI, UNICEF, entre outras.

Numa tentativa de orientar esses países rumo ao crescimento econômico, organizações não-governamentais internacionais se mobilizam. Nesse cenário foi realizada a Conferência Mundial sobre a Educação para Todos, em Jomtien, na Tailândia que teve como objetivo:


traçar metas para a educação, moradia e saúde dos países do então chamado terceiro mundo, ou países periféricos, dentre os quais o Brasil se inclui.


traçar metas para a educação, saúde e segurança dos países em desenvolvido cujas populações vivem em situação de risco e marginalizadas.


traçar metas para a educação de todos os países do Continente Americano, dentre os quais encontra-se a grande potência mundial, EUA.


traçar metas para a educação dos países do primeiro mundo, ou seja, as grandes potências mundiais, dentre os quais o Brasil não se inclui.


traçar metas para a educação dos países do então chamado terceiro mundo, ou países periféricos, dentre os quais o Brasil se inclui.

Na Revista Educação e Sociedade, nº 2, de janeiro de 1979, p. 36-46, encontra-se um texto de Miguel Arroyo com o título Administração da educação, poder e participação. Esse texto trata das relações políticas que cercam a administração da educação, construindo uma linha crítica aos modelos implantados no país afora, que, segundo o autor, estava na esfera técnica, e com isto, tecendo respostas aos problemas da educação do país de forma meramente técnica.

Segundo Arroyo (1979, p.36) para solucionar os problemas educacionais faz-se necessário:

I-   Criar mais escolas e aplicar mais recursos.          

II-  Obter mais e melhor educação com os recursos disponíveis.    

III- Modernizar as estruturas administrativas, os métodos.              

IV-  Modernizar a organização e funcionamento do sistema escolar.            

V-  Criar nos administradores valores e atitudes para mudança e inovação.

A opção correta é:



I, II, III, IV, V


I, II, III


I, III, IV, V


II, III, IV


II, III, IV, V

As formas de participação de acordo com os conceitos apresentados por Luck (2008, p. 35-48) são:

A)  Participação como presença   

B)  Participação como expressão verbal e discussão de ideias

C)  Participação como representação

D)  Participação como tomada de decisão

E)   Participação como engajamento 

Identifique nas situações descritas, a seguir, qual o tipo de participação que está sendo exercida pelos membros da comunidade escolar:

(  ) O pai recebe um bilhete convocando para a entrega de boletins, ele vai à escola e apenas apanha o boletim, não conversa com professores e nem com especialistas sobre o aproveitamento do filho.

(  ) A supervisora vai a uma reunião na Superintendência Regional de Ensino para discutir novas proposta sobre o currículo, com as discussões, são apresentadas sugestões. Dali a uns meses, chega à escola a proposta da SEE, sem que as discussões e sugestões apresentadas na reunião tenham sido acatadas.

(   ) O aluno Júnior foi escolhido para representar os colegas no colegiado escolar, mas o aluno é tímido e não consegue manifestar suas opiniões e nem a opinião dos colegas, fica sempre calado e concorda com tudo que é decidido.

(  ) Na mesma reunião do colegiado, foi colocada em votação a verba recebida para aquisição de material permanente, elencando as reais necessidades da escola. A decisão foi tomada em conjunto ao escolherem a compra de ventiladores e não de uma TV de tela plana, porque com o intenso calor, os alunos desconcentram das atividades em sala, devido aos pedidos de licença serem mais frequentes e subterfúgio para saírem da sala por causa do calor.

(  ) Na reunião escolar, a diretora apresenta as dificuldades detectadas pelos alunos nas avaliações. Um dos pais toma a palavra e sugere que, para melhorar o desempenho dos alunos na leitura e interpretação de textos, a escola precisava adquirir livros novos e os professores incentivarem mais esta prática. A sugestão do pai foi acatada por todos que, em conjunto, se organizaram para realizar uma campanha de doação de livros no bairro.

A sequência correta encontra-se na opção:


A, C, B, D, E


B, C, D, E, A


A, B, C, D, E


C, D, E, A, B


E, D, C, B, A

As exigências modernas, tanto do setor público como do privado, foram determinantes para o surgimento de estudos formais no campo administrativo. Foram muitos os estudiosos que desenvolveram pesquisas nesse campo do saber. A seguir, listamos alguns dos mais importantes. Associe o nome deles às teorias que defendem:

I-         Taylor

II-        Fayol

III-       Max Weber

IV-        Mayo

V-         Kurt Lewin

(   ) estabelece dentro dos princípios, a eliminação de desperdícios, o caráter científico dos processos produtivos e a eficiência da empresa.

(  ) propõe a precisão, a organização, o comando, a coordenação e o controle com suas fases fundamentais através da administração como ciência.

(  ) cria a burocracia que estabelece uma estrutura de poder e autoridade em que explica que o trabalho só se torna possível se baseado na competência técnica do indivíduo, e que os cargos na organização baseiam-se nos princípios de hierarquias e níveis de autoridades graduadas.

(   ) apresenta a abordagem sistêmica que permite uma análise dos sistemas sociais, considerando o relacionamento com o ambiente.

(  ) estabelece uma ligação entre a teoria social e a ação social por meio das ciências do comportamento, contribuindo relativamente para os estudos da administração.

A ordem correta é:


II, I, III, IV, V


V, VI, I, II, III


III, IV, V, I, II


I, II, III, IV, V


IV, I, III, V, I

"O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas, e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior"(Disponível em: http://pne.mec.gov.br/Acesso em: 11 ago 2016).

O Plano Nacional de Educação (PNE), é elaborado pela União em colaboração com:


os estados e o Distrito Federal, 


os estados, o Distrito Federal e os municípios, 


os estados e os municípios, 


o Distrito Federal e os municípios.


os estados e as escolas, 

Existem dois tipos de avaliações e cada um deles abre um grande leque de possibilidades e maneiras de avaliar. São eles:

  1. avaliação formal, carregada de regras, de intenções explícitas;
  2. avaliação informal, que acontece naturalmente, sem regras, mas que não deixa de avaliar.

Da lista que segue, identifique os tipos de avaliação:

(    ) roda de conversa

(    ) provas e testes

(    ) discussões em sala de aula

(    ) seminários, exposição oral e escrita

(    ) apresentações artísticas e culturais

(    ) visitas e excursões

(    ) brincadeiras e jogos

(    ) ficha de leitura

(    ) relatório, resumo e resenha

A sequência correta é:


2, 1, 2, 2, 1, 2, 1, 2, 1


2, 1, 1, 2, 2, 1, 2, 1, 1


1, 1, 2, 1, 1, 1, 2, 2, 1


1, 2, 1, 2, 2, 2, 1, 1, 2


2, 1, 2, 1, 2, 2, 2, 1, 1

“...existem vários focos de avaliação em educação que se definem, segundo seus objetivos e espaços de aplicação. Existe, por exemplo, a avaliação de sistemas educacionais, a avaliação de políticas educacionais, a avaliação institucional, a avaliação de sala de aula, a avaliação de programas e projetos educativos e a avaliação de currículo”. (BRASIL, 2006, p.133)

Das definições de avaliação, qual(is) está(ão) correta(s)?                           

I-   a avaliação de políticas educacionais, focaliza a atenção nos propósitos anunciados nos planos, nas estratégias traçadas para aperfeiçoar um sistema de ensino e nos resultados e impactos obtidos;               

II-  a avaliação institucional, permite a análise da instituição educativa e indica a efetividade da escola no cumprimento de sua função social;  

III- a avaliação de sistemas educacionais, focaliza sistemas de ensino, visando subsidiar políticas públicas na área educacional;  

IV- a avaliação de sala de aula – focaliza as competências do gestor no comando da equipe pedagógica da escola.

A opção correta é:


I, II, III


I, II, IV


II, III, IV


I, III, IV


I, II, III, IV

Páginas: 12345678